01/04/2007

Agenda 21 e a requalificação do espaço público

A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza - vai apresentar à AML três projectos de intervenção na cidade que visam a requalificação do espaço público e o envolvimento da comunidade escolar na defesa do desenvolvimento sustentável. De acordo com a direcção da Quercus, o núcleo de Lisboa tem desenvolvido contactos com a presidente da AML para apresentar as suas propostas, embora a data não esteja ainda agendada. Está também a elaborar propostas para a instalação em Lisboa de empresas não poluentes.
A Associação denuncia que o bairro da Quinta Bela Flor, situado na Freguesia de Campolide, está mal servido de transportes e não tem uma área verde de que a população possa usufruir de “forma agradável”. Sugere, por isso, a criação de uma área florestal com diversas espécies, que possa ser utilizada pela população, pelo que em breve deverá apresentar uma proposta de definição de “um zonamento de diferentes espécies” à CML e à Junta de Freguesia. Também para o bairro, que a Associação considera estar isolado, a Quercus propõe o “prolongamento da carreira 71”, que faz actualmente o percurso entre o bairro da Serafina e a Estação de Campolide, proposta já apresentada à Carris, sem que até agora tenha havido resposta.
Mas em Campolide há também quem esteja atento a esta e a outras situações. Trata-se de “uma freguesia que tem o privilégio de estar na fronteira com o Parque do Monsanto. Mas, infelizmente, no seu interior não existem zonas verdes. A situação pode ser melhorada. Assim haja vontade política.
Por exemplo, no bairro da Bela Flor onde era a escola 80 é possível e desejável criar uma zona verde (até porque não é possível construir naquele espaço dado que é um aterro das obras do metropolitano). (Também) entre a Rua Pedreira do Fernandinho e o novel Miradouro junto à Ponte Duarte Pacheco, existe umas escadas que faz a ligação à parte superior. Essas escadas são muito utilizadas durante o dia e mais ainda no período da ida e do regresso do trabalho. (Ora) essas escadas não têm iluminação e, nessas condições, a população corre vários riscos de assalto ou de quedas”. É também desde há muito sentida “a instalação duma esquadra de polícia na Quinta da Bela Flor o mais depressa possível a fim de garantir mais estabilidade e segurança aos moradores da Quinta e áreas adjacentes”. Vale por isso a pena pensar em medidas de segurança e em novas áreas verdes e de lazer para a população usufruir 1.
Para a zona do Baluarte de Santa Apolónia, a Quercus tenciona apresentar um projecto de requalificação do espaço onde existe o forte, que está “praticamente em ruínas”, abarcando espaços verdes circundantes. Está por isso à procura de parcerias, tendo já estabelecido um protocolo com a Associação dos Amigos dos Castelos. Estes parceiros elaboraram há alguns anos um projecto apresentado à CML, mas que não chegou a avançar e que poderia agora ser reformulado, incluindo a opinião dos moradores sobre os equipamentos em falta. Neste sentido, foi já realizado um inquérito à população que deverá traduzir-se em propostas concretas.
Outro projecto da Quercus é a Agenda 21 Escolar - Educação para o Desenvolvimento Sustentável e para o Exercício da Cidadania, a desenvolver com a colaboração dos centros educativos e as autoridades locais. Aqui o objectivo é “elevar o conhecimento sobre os problemas de desenvolvimento sustentável” junto da comunidade escolar para que esta “os conheça e se torne mais consciente dos direitos de cidadania para que se possa fazer representar numa Assembleia Municipal ou Assembleia de Freguesia com propostas” concretas 2.
Todas estas sugestões se inserem na Agenda 21, que designa o programa de acções para o qual contribuíram Governos e sociedade civil em 179 países, com o objectivo de passar da teoria à prática na área do ambiente, tendo em vista um desenvolvimento mais harmonioso e a qualidade de vida das populações actuais e vindouras.

Sem comentários: