11/04/2007

Bring to LIGHT the Value of Cultural Heritage

O projecto LIGHT co-financiado pela Comissão Europeia, oficialmente iniciado em Julho de 2004 para uma duração de 27 meses 1, envolve bibliotecas públicas de cinco regiões da Europa: Veria – Região da Macedónia Central – Grécia; Roskilde – Região de Hovedstadsregionen – Dinamarca; Bolonha – Região Emilia Romana – Itália; Bekes – Região de Del-Alfold – Hungria; Lisboa – Região de Lisboa e Vale do Tejo.


O projecto tem como principal objectivo destacar o papel das Bibliotecas Públicas 2, enquanto centros comunitários de criação, difusão e promoção do Património Cultural Local, pretendendo-se demonstrar o potencial económico das instituições culturais, principalmente, das bibliotecas públicas, no desenvolvimento do turismo cultural na Europa.
No caso do Departamento de Bibliotecas e Arquivos (DBA) da CML, foi criado o sítio
http://light.cm-lisboa.pt, que pretende disponibilizar via Internet informações sobre o município. Tratando-se de um projecto-piloto, pretende-se através do programa LIGHT contribuir para colmatar falhas ainda existentes na área da informação via web sobre a cidade de Lisboa e demonstrar a capacidade e viabilidade económica das instituições culturais, enquanto entidades produtoras e difusoras de conteúdos.
Para tal, o DBA informa que está a constituir parcerias com várias entidades sedeadas em Lisboa (sem nomear quais) que tal como o DBA operam na área na área do Património Cultural, com vista a que o Turismo Cultural possa constituir um contributo para o desenvolvimento regional 3.
O projecto terá entretanto terminado em Setembro de 2006. Esperemos então ansiosamente pelos seus resultados.

1. Ver
www.interreg3c.net/sixcms/detail.php?id=8133
2. O Catálogo Colectivo em rede das Bibliotecas Municipais da CML pode ser consultado no URL
http://catalogolx.cm-lisboa.pt/#focus
3. Ver
www.cm-lisboa.pt/index.php?id_categoria=60&id_item=9072

Sem comentários: