06/04/2007

‘Stop' às Alterações Climáticas

Peritos de mais de uma centena de países integrados no Painel Intergovernamental da Mudança Climática (IPPC) aprovaram hoje um relatório sobre a vulnerabilidade e o impacto que este processo terá no ambiente e na sociedade 1.

Reunidos em Bruxelas, concretizaram este acordo após uma reunião que se prolongou por toda a noite passada e a manhã de hoje (a notícia acabou agora mesmo de ser divulgada).
Inicialmente prevista para as 10h locais (8h em Portugal), a declaração final do encontro acabou por se realizar com algumas horas de atraso, depois de ter chegado a ser mesmo dada como adiada sem nova data definida, porque vários países fizeram retardar a concretização do acordo ao questionarem partes deste.
A publicação do relatório chegou a estar em risco, segundo anunciou um porta-voz do IPPC, esclarecendo que a negociação estava bloqueada por razões políticas. É que a China, a Arábia Saudita, a Rússia e os Estados Unidos eram os principais países a “fazer obstrução”, de acordo com vários delegados. De acordo com um observador da reunião, os EUA obtiveram mesmo a eliminação de um parágrafo que indica que a América do Norte “poderá ser confrontada com graves prejuízos económicos e perturbações substanciais no seu sistema socio-económico e cultural”.
“É a primeira vez que a ciência é assim posta em causa pelos políticos”, observou um dos conferencistas. Diríamos mais: colocando a economia à frente de um desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida do ser humano.
O relatório, com um total de 1.400 páginas, destina-se a esclarecer os governos do planeta sobre os aspectos científicos, económicos e humanos do aquecimento global. Está ainda previsto que o painel se volte a reunir em Banguecoque e Valença, em Novembro, altura em que será apresentada uma síntese do seu trabalho para remeter aos governos 2. Segundo o grupo ambientalista WWF, o clima ameaça maravilhas da natureza, podendo o efeito de estufa sobre a fauna e a flora de determinados pontos do mundo desaparecer a curto prazo 3.

Com toda a razão, “Os Verdes” têm mantido ao longo dos últimos meses diversas acções de contacto e sensibilização da população sobre a problemática das ‘Alterações Climáticas’, em vários distritos do país.
Esta campanha, de âmbito internacional, tem como principais objectivos pressionar a administração norte-americana a aderir ao Protocolo de Quioto, manifestar a insatisfação pela política de transportes públicos seguida pelo Governo português e alertar a população para o fenómeno das alterações climáticas, promovendo comportamentos que ajudem a travar este fenómeno.
Nesta acção de campanha, o Partido Ecologista “Os Verdes” tem recolhido assinaturas dos cidadãos, em dois documentos.
Num dos postais, dirigido ao Presidente dos EUA, exige-se que esse país - um dos maiores poluidores do mundo - assuma as suas responsabilidades em matéria de alterações climáticas e adira, sem restrições, ao Protocolo de Quioto
No segundo postal, dirigido ao sr. Primeiro-Ministro, refere-se que os cidadãos têm demonstrado a sua insatisfação pelos consecutivos aumentos das tarifas dos transportes públicos, exigindo que sejam tomadas medidas no sentido de se investir numa rede de transportes de qualidade 4.
Os documentos serão posteriormente entregues à Embaixada dos EUA em Portugal e ao Governo português, respectivamente. Estas acções têm contado com a participação de diversos dirigentes nacionais de “Os Verdes”.

1. Ver “Clima : Painel Intergovernamental aprova relatório” no URL www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=794827&div_id=291
2. O relatório e o video “Climate Change 2007” do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) podem ser consultados no URL
www.ipcc.ch
3. Ver “Natural wonders feel the heat”
www.panda.org/about_wwf/what_we_do/climate_change/news/index.cfm?uNewsID=98600 e “Clima ameaça maravilhas da natureza” www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=291&id=794617
4. Ver
www.osverdes.pt/index01.html

Sem comentários: