12/04/2007

Câmara emprestada...

Por dificuldades de tesouraria, a CML aprovou ontem a contratação de um empréstimo de 30 milhões de euros para salvaguardar que os trabalhadores municipais recebam o subsídio de férias. A proposta prevê a contratação de dois empréstimos de 15 milhões de euros a duas entidades bancárias 1.
A vereação afirma que “o que se prevê é que não seja utilizado. É (apenas) uma garantia”, contestando que o Estado não transfira para a autarquia receitas de IRS no valor de cerca de 30 milhões de euros, como estará previsto no Orçamento do Estado. Acrescenta ainda ser “demagógico” relacionar a dívida da Câmara e estes empréstimos com a isenção de taxas a eventos e instituições privadas.
O executivo não esclareceu porém os “problemas de liquidez”, nem apresentou “um plano em que diga a forma como quer combater esta situação”, mas insiste em “propor isenções de taxas de milhões de euros ao Sporting e ao festival Creamfileds, ao mesmo tempo que propõe empréstimos de 30 milhões de euros para dificuldades de tesouraria”.
O vereador Ruben de Carvalho afirmou que o empréstimo poderá ser “tecnicamente defensável”, mas referiu que “indica a situação financeira em que a Câmara está” 2.
Se Câmara ‘emprestada’... Câmara endividada... Câmara insegura, afinal quem é demagógico?

1. Ver
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=271150
2. Ver
www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1290912&idCanal=76

Sem comentários: