17/04/2007

Mobilidade a Metro

Devido às obras em curso, está encerrada a passagem subterrânea e a saída do metro que dava acesso directo ao Bairro Azul (junto à Garagem Glória), aguardando os transeuntes que CML/Metropolitano instalem uma passagem directa e segura para as centenas de pessoas que agora atravessam a Av. António Augusto de Aguiar sem qualquer protecção, por entre veículos em movimento, nas direcções ascendente e descendente.
Esta preocupação é partilhada pelos responsáveis dos equipamentos que rodeiam o bairro, para quem a segurança das pessoas é uma prioridade. A Comissão de Moradores do Bairro Azul tem também vindo a insistir junto da CML e do Metropolitano de Lisboa, no sentido de ser acordado com o ‘El Corte Inglés’ a alteração do horário de abertura da saída do metropolitano que dá acesso directo ao mega-armazém, para que esta possa ser utilizada, desde as 6h30 horas, por toda a população. Afirmam que é urgente criar condições de segurança para os cerca de 200 alunos da Escola Marquesa de Alorna que utilizam diariamente o metropolitano e para os restantes utilizadores desta estação, em especial crianças e idosos, utentes do centro de saúde, SAMS, mesquita, e turistas que se dirigem aos hotéis da Av. José Malhoa.
Em relação às alterações de trânsito que foram efectuadas no interior do bairro, a comissão de moradores reafirma a necessidade de existir uma fiscalização eficaz, por parte da PSP e da EMEL, de forma a evitar situações que se verificam continuamente, como o excesso de velocidade no interior do bairro para ocupar os reduzidos espaços existentes para estacionamento, carros em contramão, estacionamento em segunda fila, etc. (...).
Segundo a Comissão de Moradores do Bairro Azul, a abertura mais cedo da saída do metropolitano pelo El Corte Inglés só poderá trazer com ovantagem o evitar situações de perigo para os peões.

1. “Obras do metro ameaçam peões”, Público 2007-04-16

Sem comentários: