29/04/2007

Sinistralidade

Foram ontem inscritos nomes de pessoas sinistradas em quatro passadeiras para peões inauguradas nos Restauradores, Cais do Sodré, Avenida de Berna e Fontes Pereira de Melo. Parecendo reais, não o são. Constituindo antes um alerta ao perigo que constitui a circulação na cidade.
A ideia partiu da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M) e foi abraçada pela CML, que aproveitou para integrar a iniciativa na semana mundial da Segurança Rodoviária. Os nomes são simbólicos, mas transmitem uma mensagem: uma em cada quatro vítimas de acidentes com automóveis é um peão.
Para o presidente da ACA-M, “é necessário lembrar que os automobilistas devem reduzir a velocidade”, lembrando que metade dos peões atropelados a 50km/h morre e os atropelados a 30km/h sofrem danos irreversíveis. Também o director municipal afirmou que a autarquia está preocupada com a sinistralidade rodoviária. “Há muitos acidentes em passadeiras. A própria cidade é muito agressiva para os peões. Os condutores devem respeitar a sinalização”. Pois sim. E a CML o que faz? Abre mais túneis para trazer viaturas para o centro da cidade.

Sem comentários: