22/05/2007

ONU apela ao desenvolvimento sustentável

O Dia Mundial da Biodiversidade 1, dia 22 de Maio, é este ano dedicado às alterações climáticas, tema da actual campanha nacional de “Os Verdes”.
O secretário-executivo da Convenção para a Diversidade Biológica da ONU (CDB), Ahmed Djoghlaf, disse, nas comemorações do dia, que este ano tem como tema “A biodiversidade e as alterações climáticas”, que não existe nenhuma dúvida de que as alterações climáticas e a perda de biodiversidade são “caras da mesma moeda”, e consequência da actividade humana. De acordo com Djoghlaf, as alterações climáticas são uma das maiores forças impulsionadoras do actual nível de perdas da biodiversidade, pelo que no fim deste século, “espécies e ecossistemas lutaram para adaptar-se às alterações de temperatura e ao aumento das chuvas”, lembrando que os efeitos das alterações climáticas serão maiores nos países mais vulneráveis, mesmo sendo estes os que menos contribuem para o aquecimento global.
“As alterações climáticas podem levar à extinção de 25 a 40% das espécies únicas em Africa até 2085”. Em cada dia desaparecem 150 espécies de animais, no que é considerado a maior onda de extinção desde o desaparecimento dos dinossauros, alertou esta terça-feira a ONU, no Dia Internacional da Biodiversidade. Para que os governos tenham consciência da necessidade de cumprir os objectivos fixados, Ban lembrou que a Assembleia-Geral da ONU proclamou o ano de 2010 como o “Ano Internacional da Diversidade Biológica” 2.
Já um estudo de 2004, publicado na revista científica britânica "Nature", revelava o impacto de um cenário de alterações climáticas moderadas em 1103 espécies em seis zonas ricas em termos de biodiversidade provou que, perante esse cenário, 15% a 37% das espécies corriam o risco de deixar de existir até 2050. Segundo os autores, as alterações climáticas representavam a maior ameaça à biodiversidade do planeta.
Estes e outros exemplos são por isso a base da mensagem do secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-Moon para este Dia Mundial da Biodiversidade. “A biodiversidade é a base da vida na Terra e o pilar do desenvolvimento sustentável. Todos os que vivem com apenas alguns dólares por dia dependem dela para sobreviver”, afirma, lembrando que é do respeito pela biodiversidade que depende o acesso a água potável, a comida, abrigo e roupa de muitos que não têm acesos ao modo industrial de conseguir estes bens.
“Contudo a biodiversidade está a perder-se a um ritmo acelerado", segundo os resultados de estudos internacionais como os que deram lugar ao Millennium Ecosystem Assessment (um levantamento dos ecossistemas e dos bens que eles fornecem). Também os resultados do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, recentemente apresentados, lembram também o compromisso dos países a nível mundial, assinado na Cimeira Mundial do Desenvolvimento Sustentável em 2002, em Joanesburgo, que definiu que até 2010 todos deveriam contribuir para minimizar a perda de biodiversidade do planeta.
Em 2008 a ONU tem já definido o tema da agricultura para comemorar este dia e em 2009 as comemorações serão dedicadas aos oceanos 3.

Sem comentários: