27/05/2007

Policiamento de Proximidade

Um ano e meio depois de implementado em Alfama, o Policiamento de Proximidade fez descer a criminalidade e aumentar a ‘segurança’ de moradores e comerciantes, que já fizeram dos agentes ‘os amigos do bairro’.
Montados em dois motociclos, um agente e o subcomissário tornaram-se o ‘terror’ dos carteiristas e os melhores amigos da população de Alfama, ao fazerem descer os índices de criminalidade neste bairro lisboeta. “Houve uma diminuição de 36,4% do crime de roubo, 44,4% no crime de furto por carteiristas e de 42,9% do crime de furto em interior de residências”, afirmou o comandante da 15ª esquadra de Santa Apolónia.
O subcomissário ‘Pai’ do projecto de Policiamento de Proximidade no bairro de Alfama, utiliza veículos de duas rodas para “efectuar o patrulhamento e estar constantemente ao alcance de todos os becos e ruas que caracterizam o bairro, criando um maior contacto entre a polícia e a população”.
Durante a ronda matinal, feita pelo subcomissário e por um dos agentes, e com muitos beijos de cumprimento pelo meio, nota-se o apreço que a população do bairro tem pelos polícias. “Olha para ele, hoje vem a pé!”, dizia em tom de brincadeira uma moradora para o agente, enquanto este fazia a sua ronda.
Sentadas nas escadas do Largo da Igreja de São Miguel, algumas moradoras explicam que os agentes que patrulham o local conseguiram dar a segurança de ‘outros tempos’ ao bairro. Opinião partilhada por um comerciante, membro da Associação da Restauração e Similares de Portugal (ARESP), afirmando que “esta é a melhor forma de policiamento, pois a população fica satisfeita e os marginais desaparecem da zona” 1.
O reforço da segurança, uma das prioridades da população de Alfama, decorre de uma acção conjunta da PSP (eixo interior, utilizando 1 carro patrulha, 1 reboque em permanência, 1 carro com 30 bloqueadores e 2 motas), da Polícia Municipal (Rua do Jardim do Tabaco, e canal interior que vai da Casa dos Bicos até ao ISPA, utilizando 1 carro patrulha, 1 reboque em permanência e 1 carro com 20 bloqueadores) e EMEL (fiscalização no interior do bairro e nas entradas) 2.
Veremos se com a reestruturação em curso das forças de segurança alguma das esquadras na zona acabará ainda por encerrar.

1. Ver http://jn.sapo.pt/2007/05/26/pais/menos_crime_alfama.html
2. Ver
www.cm-lisboa.pt/?id_item=2671&id_categoria=11

Sem comentários: