27/07/2007

Ainda há pouca pedalada

Apenas 1% dos portugueses pedala no dia-a-dia, segundo revela um estudo do Eurobarómetro, que coloca Portugal entre os três países europeus cujos habitantes menos usam a bicicleta.
Menos que nós, só os luxemburgueses e os malteses. Os cidadãos portugueses são dos que menos recorrem à bicicleta para se fazer transportar nas andanças quotidianas. Só 1% o fazem, quando a média europeia chega aos 8,7. Por países, a Holanda é o país onde a bicicleta é mais popular, com 40% de utilizadores, seguida da Dinamarca (23,4%).
Já o automóvel é o meio de transporte preferido dos portugueses (56,3%, o que é superior à média comunitária de 51,4%). Ainda no que toca aos números nacionais, 25,2% dos inquiridos responderam que utilizam os transportes públicos, 14,8% recorrem a caminhadas para os seus afazeres e 1,1% têm na moto o seu meio de deslocação.
Uma clara maioria dos portugueses (59,7%) refere a melhoria dos transportes públicos como condição para ser melhorado o trânsito da cidade em que vive. A regularidade desses transportes, bem como uma melhor adequação dos trajectos são também indicadas como formas de desencorajar o uso do automóvel.

Ver
http://jn.sapo.pt/2007/07/27/sociedade_e_vida/andase_pouco_bicicleta_portugal.html

Sem comentários: