07/07/2007

As sete vergonhas da capital

No dia em que se prepara o anúncio das “Novas 7 maravilhas do mundo” um sítio na web reporta “7 relatos literários de 7 vergonhas que fariam corar de raiva o Marquês. 7 inconveniências que habitarão este poleiro inexpugnável até a catarse devolver a clarividência do iluminismo ao cinzento dos nossos dias”. Este levantamento restringe-se à baixa pombalina.
Ora na continuidade desta denúncia o JR pediu aos 12 candidatos que fizessem a sua própria lista com as 7 maleitas que fazem corar de embaraço quem vive ou faz turismo na cidade das 7 colinas. O mau exemplo apontado por praticamente todos é o corte entre a cidade e o rio, resultando na ausência de vistas da frente ribeirinha.
O retrato mais vergonhoso apontado por Ruben de Carvalho é, mais concretamente, a obra do Túnel do Metro no Terreiro do Paço e a descaracterização do Cais das Colunas.
O cabeça de lista da coligação entre PCP e “Os Verdes” lamenta também o “encerramento da Feira Popular sem solução alternativa”, a “manutenção de esgotos a correr para o Tejo, sem que os interceptores estejam concluídos”, a “degradação e encerramento do Pavilhão Carlos Lopes e do Complexo de Piscinas dos Olivais”, as demolições na zona de Alcântara “sem planos, contrariando o PDM e gerando um autêntico pandemónio”, o espaço do Vale de Santo António que “reflecte uma grande irresponsabilidade na gestão do território” e a Aterro da Boavista “com Projecto de torres que tornam aquela zona um tampão da colina”.
Veremos quem tem ‘unhas’ para depois da eleição das ‘misses’ “7 maravilhas do mundo” resolver os 7 (ou 70) pontos negros da capital.

1. Ver www.vergonhasdabaixa.com
2. Ver JRegião, 2007-07-06, p. 6

Sem comentários: