17/07/2007

Encerrar o Terreiro do Paço

António Costa anunciou no domingo o encerramento, a partir de Agosto, do trânsito no Terreiro do Paço e nos braços laterais da Avenida Ribeiro das Naus.
A Associação de Moradores da Baixa Pombalina alerta, contudo, que “o domingo é precisamente o único dia da semana em que o nível de poluição em micropartículas inaláveis não é superior ao valor legalmente estipulado”.
“Neste sentido, e a título experimental e pedagógico, seria de maior valor escolher um dia da semana em que a poluição seja de facto notória e em que se proceda a uma efectiva mudança de hábitos na mobilidade automóvel em Lisboa”, sugere a Associação.
Os moradores citam um relatório da Câmara de Lisboa de caracterização da qualidade do ar na área da Baixa-Chiado, de Agosto de 2006, que indicam que todos os dias da semana, entre as 6h e as 20h, à excepção de domingo, existe concentração superior ao valor legalmente admitido de micropartículas inaláveis causadas pela intensidade do trânsito.
“Este valor permite calcular que a Baixa terá mais de 300 dias por ano de concentração excessiva destas partículas, quando a lei refere um máximo de 35”, sublinha a Associação.

Sem comentários: