02/07/2007

Ideias-chave para uma Estratégia de Desenvolvimento da Mobilidade Ciclável

O que terão em comum Bogotá, Houten, Copenhaga e Amsterdão?
São, em primeiro lugar, cidades que demonstram respeito pela dignidade humana em meio urbano, preocupadas com a construção de uma cidade mais feliz e integrada. São cidades onde a mobilidade pedonal e por bicicleta, sem dependência de ‘status’, é expressão de liberdade.
São locais onde o sistema rodoviário que cobre toda a cidade dá prioridade aos pedestres e ciclistas, onde os carros não têm ligações directas por dentro da cidade, sendo obrigados a contorná-la. Onde desde pequenas as crianças frequentam escolas de trânsito.
Como se depreende, nada disto tem a haver com Lisboa, uma capital separada do seu rio, cidade da poluição, que contribui para o aquecimento global, dos estacionamentos anárquicos, dos túneis, de uma circular para as colinas, das infindáveis obras (do Metro) no Terreiro do Paço ou (da CP) no Rossio, em suma, agressiva para o peão.
Aquelas são, em contrapartida, o compromisso com uma sociedade democrática mais humana.
Veja o vídeo no URL http://bicicletaportugal.blogspot.com/2007/06/algumas-ideias-chave-para-uma-estratgia.html (com um agradecimento aos ‘vizinhos’ da Associação de Residentes do Alto do Lumiar)

Sem comentários: