10/07/2007

Portugal é rico em energia solar

As emissões de gases poluentes para a atmosfera e as suas devastadoras consequências estão a despertar nas grandes potências mundiais a necessidade de recorrer a formas de energia alternativas. Nesse aspecto, a Europa é líder no aproveitamento de energia proveniente de fontes renováveis, como a eólica, a solar ou a hídrica, apesar de a Índia e a China já estarem no seu encalce. A escassez mundial e os elevados preços do petróleo, obrigam os países europeus a apostar na investigação e na procura de novas tecnologias para aproveitar da melhor forma as condições existentes nos respectivos territórios.
De todos os países da Europa, Portugal apresenta-se como um dos mais privilegiados, face à sua localização, tendo à sua disposição condições excelentes para o aproveitamento de energia solar, eólica, hídrica e das ondas.
No que diz respeito à energia solar, nas suas vertentes fotovoltaica (produção de energia) e térmica (produção de calor), Portugal tem um potencial enorme. Farinha Mendes, director da Unidade de Energia Solar do Instituto Nacional de Energia, Tecnologia e Inovação (INETI), considera mesmo que “temos uma disponibilidade de radiação das melhores da Europa e todo o País é excelente para aproveitar a energia solar”. No entanto, apesar destas condições de excelência, outros países com menor exposição solar apresentam taxas de aproveitamento muito mais elevadas. A Alemanha, por exemplo, é líder, mas a maior central fotovoltaica da Europa está localizada no Alentejo.
Existem, porém, outras alternativas aos combustíveis fósseis, responsáveis pelas emissões de dióxido de carbono e consequente aquecimento global, além da solar. Desenvolvimentos tecnológicos recentes têm permitido um melhor aproveitamento da energia eólica e, nos últimos anos, Portugal registou um aumento significativo de parques eólicos.
Dentro das energias alternativas, o aproveitamento do movimento das ondas para produzir energia promete ser a próxima grande revolução. Especialistas no sector consideram que Portugal, devido à sua área costeira, pode ser um dos líderes mundiais na produção e exploração dessa forma de energia. Para isso, basta que exista uma aposta significativa na investigação e no desenvolvimento de tecnologias mais rentáveis para produzir energia através das ondas. Portugal poderá aproveitar esta oportunidade para ser um dos países exportadores desta tecnologia. Outros países, como a Inglaterra, já estão na corrida pela liderança.
Certo é que as energias alternativas estão a ganhar terreno em relação aos combustíveis fósseis. No entanto, a actual produção de energia, através de fontes renováveis, não permite responder na totalidade às exigências da sociedade moderna actual. A poupança e uma melhor utilização dos recursos continuam a ser as melhores opções para salvar o planeta.

Ver www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=248819&idselect=9&idCanal=9&p=200

Sem comentários: