05/08/2007

Concentrações excessivas de ozono

Os concelhos de Lisboa, Oeiras, Amadora e Barreiro têm registado níveis elevados de ozono, pelo que as autoridades recomendam a crianças, idosos e doentes respiratórios ou cardíacos que reduzam ao mínimo a actividade física intensa ao ar livre. Nos quatro concelhos foram registados níveis de concentração de ozono superiores a 180 microgramas por metro cúbico, definido como limiar de informação ao público para este poluente.
Em Lisboa, a estação de medição dos Olivais registou, entre as 15h e as 16h de 6ª fª, uma média horária de 181 microgramas por metro cúbico, enquanto no concelho de Oeiras, na Quinta do Marquês, teve uma média de 185 microgramas por metro cúbico na mesma hora e de 188 na hora seguinte.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo lembra que a exposição a este poluente pode ter efeitos na saúde humana, e aconselha aos idosos, asmáticos e alérgicos, bem como pessoas com outras doenças respiratórias ou cardíacas que se encontrem nas zonas afectadas, a reduzir ao mínimo a actividade física intensa ao ar livre e evitem a permanência no exterior.
Recorda-se que, entre inúmeras outras sessões da AML, em 21 de Novembro passado o Grupo Municipal de “Os Verdes” apresentou e fez aprovar por unanimidade, uma Recomendação alertando para os elevados “Níveis de Ozono” na capital.

Sem comentários: