01/09/2007

Alimentos contaminados à venda em Lisboa

Alimentos contaminados com “teores elevados de alumínio” foram colocados em circuitos de venda na zona de Lisboa, depois de terem sido trazidos de Espanha em camiões utilizados para o transporte de resíduos perigosos. A confirmação surge apenas nove meses depois de um deputado espanhol ter denunciado que empresas portuguesas transportavam resíduos perigosos para a central de tratamento de Nerva (Huelva), voltando no regresso carregadas de bens alimentares.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) 1 concluiu agora que os três produtos recolhidos em Novembro do ano passado - batata para consumo humano, ervilha seca e casca de soja para alimento de animais - apresentam contaminações elevadas de alumínio e, nos dois segundos casos, também hidrocarbonetos e essência volátil de mostarda.
O processo de instrução ainda decorre e visa três empresas com sede na Região Oeste, a quem os bens foram apreendidos. “Eventualmente, estas poderão depois imputar responsabilidades às empresas transportadoras”, explica o director nacional de operações da ASAE. Preocupante é não haver forma de avaliar a disseminação de produtos contaminados na cadeia alimentar. “Estes produtos foram os únicos que conseguimos apreender e em que era possível fazer análises”, o que deixa entender que houve mais produtos contaminados à venda nos circuitos comerciais portugueses 2.
Nota: Níveis tóxicos de alumínio no organismo podem levar a cólicas, distúrbios gastrointestinais, dificuldades no metabolismo do cálcio, nervosismo extremo, anemia, dor de cabeça, diminuição do funcionamento do rim e do fígado, esquecimento, enfraquecimento dos ossos e músculos.

Sem comentários: