01/09/2007

Areia feita de vidro alimenta praias

Brilha muito ao sol, não magoa os pés e ajuda prolongar a existência de praias ameaçadas pela erosão. A areia feita a partir de vidro está a ser usada como uma das vias de reciclagem deste produto.
A areia está na origem do vidro e este também pode dar origem à areia num processo de reenchimento de praias com vidro reduzido a pó, como está a ser utilizado em alguns pontos da costa dos EUA.
Na Nova Zelândia o mesmo recurso serviu também para alimentar algumas zonas com problemas de erosão. Na ilha de Curaçao, nas Antilhas holandesas, esta foi a solução para criar praias artificiais junto aos hotéis.
A ideia, agora retomada na costa da Florida, surgiu da observação de práticas pouco amigas do ambiente: no final da década de 40, os resíduos sólidos, incluindo vidro, eram lançados para o oceano a partir de uma falésia situada no Norte da Califórnia. Ao fim de anos, nas imediações, havia uma praia com areia feita desse vidro.
Porém, cada tipo de material abandonado como lixo à deriva no mar tem um prazo específico de indestrutibilidade, segundo informação de uma das Capitanias de Porto portuguesas. No caso do vidro, por exemplo em formato de garrafa, o material não se decompõe, durando por isso uma eternidade. Não abandone por isso lixos no areal ou no mar. Envie-o sempre para reciclagem.

Sem comentários: