23/09/2007

Contornar o aquecimento

As metas europeias para o aquecimento global poderão não ser atingidas. A conclusão é de um grupo de especialistas em alterações climáticas, que defende que milhões de pessoas estarão em risco se este objectivo não se verificar. A meta da União Europeia fixava o crescimento da temperatura abaixo dos dois graus celsius.
“As hipóteses de se vir a atingir esta meta são muito reduzidas”, afirma um professor que faz parte do grupo de especialistas do Painel de Alterações Climáticas (IPCC), um organismo do programa ambiental das Nações Unidas. Além disso, é evidente que mesmo que se verifique só esta subida da temperatura, “as consequências globais são inevitáveis”, acrescentou.
O relatório do IPCC destaca também por regiões quais as zonas que serão mais afectadas pelas consequências do aquecimento global. De acordo com os especialistas, o continente africano vai ter fortes carências de água, assim como algumas regiões da Ásia e da América do Sul, “alimentadas” pelo degelo dos glaciares.
De acordo com o estudo, o aumento da temperatura, nos próximos anos, poderá ser controlado entre os dois e os três graus celsius. Já na Europa, prevê-se que aumentem as ondas de calor. Agora, a medida mais urgente é a cooperação entre os países, no sentido de se “adaptarem para sobreviver”, diz o especialista.
Este foi também um dos temas debatidos na “Conferência Verde sobre Alterações climáticas e a Presidência Portuguesa da UE”, organizada por “Os Verdes” e os Deputados Verdes no Parlamento Europeu, que teve lugar em Lisboa nos dias 21 e 22.

Ver Metro 2007-09-19, p. 11

Sem comentários: