22/09/2007

Energias alternativas

Os “Verdes Europeus” visitaram ontem a Central de Energia Solar Fotovoltaica de Serpa, no Baixo Alentejo, a maior do mundo, que começou a produzir energia em pleno, no final de Março.
Um projecto de energia renovável que o vice-presidente do Grupo Verde/EFA no Parlamento Europeu, Claude Turmes, considerou “exemplar”, salientando que é “encorajador ver como a legislação europeia na área das energias renováveis está a produzir efeitos”.
“Cada vez mais, temos que substituir os combustíveis fósseis e nucleares por fontes de energia renováveis, como o vento, a água, o sol, a biomassa ou as ondas do mar”, defendeu, salientando que “Portugal, ao lado da Espanha e da Alemanha, é hoje um dos líderes mundiais em energias renováveis”.
Apesar desta “referência positiva”, Claude Turmes continuou a ser crítico, dizendo que “gostaria que Portugal, que actualmente preside a União Europeia, desse mais bons exemplos e fosse mais eficaz a mobilizar a Europa para atingir as metas definidas para reduzir as emissões de gases”.
“Portugal tem feito demasiados investimentos em auto-estradas e as emissões de gases a partir de automóveis são absolutamente disparatadas. Isto não é um bom exemplo para mostrar aos outros países, sobretudo vindo de um país que agora tem que fazer pressão política”, frisou.
Por outro lado, lembrou Claude Turmes, “mais importante do que as energias renováveis é a conservação da energia” e, neste capítulo, referiu, “Portugal continua muito atrasado”.
“Portugal continua a ser um dos países com menor eficiência energética, isto é, um dos países que mais gasta energia para alimentar as habitações e a indústria na produção de bens de consumo”, lamentou.
Para travar as alterações climáticas, Claude Turmes defendeu “sobretudo, o investimento em tecnologias de energia inteligentes, que permitam produzir e consumir cada vez menos energia do que a que produzimos e consumimos hoje”.
“Como costumo dizer, temos 21 diferentes formas de energia renovável para o século XXI. Este é o futuro”, vaticinou.
Na visita à central solar de Serpa, Claude Turmes “liderava” uma delegação do Grupo Verde, que incluiu membros da Comissão de Energia e Transportes do Parlamento Europeu e foi acompanhada por diversos dirigentes nacionais do Partido Ecologista “Os Verdes”, como o deputado Francisco Madeira Lopes.

Sem comentários: