10/09/2007

Greenpeace lança alerta

Portugal poderá enfrentar “consequências desastrosas”, como a contaminação radioactiva da parte portuguesa do Rio Tejo, caso se registe um acidente na central nuclear espanhola de Almaraz, a 200 quilómetros da fronteira, disse à Lusa a Greenpeace-Espanha. As declarações da porta-voz da organização ecologista surgiram na véspera de um protesto convocado por várias organizações espanholas para exigir o encerramento da central nuclear de Almaraz, na qual também participava a Associação Ambientalista Quercus.
Esta central nuclear, localizada na província de Cáceres, encontra-se situada numa barragem num afluente do Rio Tejo, acarretando “grandes riscos para a região, o que também inclui Portugal”, pois, “no caso de uma eventual contaminação da água, Portugal também poderá sofrer consequências desastrosas, uma vez que a radioactividade chegaria ao país através do Rio Tejo”. “Outro cenário preocupante para Portugal é a possibilidade de, em caso de acidente, a radioactividade na atmosfera ser levada até ao território português pelos ventos de Leste”.
A frequente ocorrência de problemas na Central de Almaraz, que têm conduzido ao seu encerramento por diversas vezes e consequentes libertações de níveis mais elevados de radioactividade, tem levado a que há vários anos diferentes organizações se juntem anualmente para pedir o seu encerramento.
Para a responsável, num processo mundial no qual se procuram soluções para as alterações climáticas “tem de ficar bem claro que a solução não passa pela energia nuclear” e que “a dependência de urânio também pode aumentar a proliferação de armas nucleares”. “Actualmente quer-se fazer querer que o nuclear é uma boa solução energética, devido a menores emissões de dióxido de carbono, mas há muitos outros problemas associados a este tipo de energia que não podem ser escondidos”, frisou.

Sem comentários: