11/09/2007

Tolerância zero

A Polícia Municipal, seguindo directrizes da nova gestão camarária, iniciará, a partir de amanhã, o reforço da fiscalização do estacionamento irregular, em segunda fila e em cima dos passeios, procurando assim descongestionar o tráfego em toda a zona central de Lisboa.
A operação policial de ‘Tolerância zero para o estacionamento irregular’ incidirá inicialmente na zona das Avenidas Novas, no coração da cidade, e irá incluir a zona ribeirinha da Avenida Infante Santo. Numa segunda fase, o combate ao estacionamento irregular será alargada a outras zonas.
Acontece porém que “nas zonas da cidade onde há mais problemas, o estacionamento irregular está directamente ligado com as operações de cargas e descargas”, pelo que, enquanto o novo regulamento de cargas e descargas não for publicado, os problemas irão subsistir 1.
A autarquia justifica o início desta campanha de tolerância zero ao estacionamento indevido neste período por ser no final das férias e início do ano lectivo e haver maior número de pessoas nos passeios 2.
Recorda-se que, há um ano, uma Freguesia de Lisboa chegou mesmo a permitir o estacionamento de automóveis em cima de passeios, em flagrante atropelo à ‘Carta dos Direitos do Peão’ 3. E agora, será esta medida temporária porque estamos à beira da Semana da Mobilidade? Então e no resto do ano? E porque incide esta operação em algumas vias, não incluindo outras artérias com mais comércio e mais congestionadas da cidade?

Sem comentários: