31/10/2007

Bicicletas universitárias

Duas mil bicicletas vão ser distribuídas, gratuitamente, a estudantes da Universidade do Minho (UM). A iniciativa é dos serviços de acção social da própria universidade, em cooperação com uma empresa de Aveiro que criou a Bute (Bicicleta de Utilização Estudantil).
A Bute é uma bicicleta do tipo citadino, equipada com um cesto para facilitar o transporte de livros ou computadores. O equipamento é “pessoal e intransmissível” e será entregue por um período de três anos, findo o qual os utilizadores poderão optar pela aquisição da bicicleta, mediante o pagamento de uma quantia simbólica que rondará os 25 euros. Funcionários e docentes também poderão candidatar-se ao equipamento, que será entregue por fases.
O objectivo do projecto é “promover o ambiente, o desporto e a vida saudável”. “Queremos influenciar as pessoas a deixarem o carro em casa”. Os interessados terão de preencher um formulário de adesão, que serve como boletim de candidatura e de identificação do equipamento e do seu titular.
As primeiras 200 bicicletas vão ser atribuídas em Novembro, “com prioridade para os estudantes bolseiros colocados nas residências universitárias” e o projecto vai alargar-se gradualmente a toda a academia, sendo a intenção da UM distribuir 200 bicicletas por mês até Julho de 2008. Além disso, serão criadas 50 estações de parqueamento nos dois campos da academia, em Braga e em Guimarães.
Além do equipamento gratuito, os utilizadores vão contar com “assistência e manutenção gratuita” que estará disponível em oficinas próprias. Embora se trate de um projecto dirigido à comunidade universitária, o Bute vai desenvolver-se em cooperação com outras iniciativas de mobilidade de cariz municipal, como o aproveitamento de ciclovias e a promoção de meios de transporte ecológicos.

Ler Público 2007-10-29

2 comentários:

Espaço Verde disse...

Acho uma óptima iniciativa. Na minha escola também há quem vá de bicicleta para a escola (não mais de 5 ou 6 pessoas que é a capacidade do sítio para prender as bicicletas). Seria óptimo que se espalha-se por todas as escolas por todo o país, pois para além de contribuir para a redução da poluição é um incentivo à actividade física.

Espaço Verde disse...

Queremos também agradecer os simpáticos comentários que deixaram no nosso blog e a ajuda oferecida da vossa parte.

Muito obrigada.