31/10/2007

Concurso para rede de bicicletas

Está a ser estudada pelo executivo camarário a introdução de uma rede de bicicletas de uso partilhado em Lisboa. Para tal, estarão a decorrer negociações com uma empresa de publicidade. O projecto deverá depois ser objecto de um concurso público, segundo esclareceu ontem uma fonte do gabinete do vereador da Mobilidade.
Segundo a mesma fonte, “houve um contacto” de uma empresa, “informando que está a fazer um estudo, por sua iniciativa e a seu custo, para a introdução de um rede partilhada de bicicletas”. Mas, “não há uma negociação entre a Câmara de Lisboa” e a empresa. È “a própria Câmara (que) está a fazer um estudo sobre essa matéria, mas qualquer decisão implicará um concurso público”, esclareceu.
Entretanto, os vereadores eleitos pelo movimento Cidadãos por Lisboa anunciaram que vão hoje apresentar um requerimento, questionando o número de bicicletas em causa, os percursos em estudo e as contrapartidas que estão a ser discutidas sobre disponibilização adicional de espaços para publicidade em locais públicos a oferecer à empresa em causa.
Esta rede poderá vir a funcionar à semelhança do Velolibre, já existente nas cidades francesas de Paris, Lyon e Marselha. Em Paris, porém, “o sistema tem vindo a ser criticado por parte da população devido à poluição visual causada pelo excesso de publicidade em locais públicos explorados por aquela empresa, como contrapartidas oferecidas pela autarquia” 1. E é este factor que deverá ser evitado em Lisboa.
Quando o projecto for para a frente poderá implicar uma mudança significativa de paradigma no recurso a transportes alternativos. Tratar-se-ia, finalmente, de por em prática um projecto caro a “Os Verdes”, que há cerca de uma década vêm insistentemente apostando na implementação de pistas cicláveis, como de uma rede nacional de percursos cicláveis 2.

Sem comentários: