03/10/2007

O Tejo na Waterfront Expo 2007

Durante a apresentação do projecto Almada Nascente, no âmbito do Waterfront 2007, que teve início hoje, o arquitecto Richard Rogers, que juntamente com a Atkins e a Santa Rita Arquitectos elaborou o projecto, confessou ontem ter proposto “uma ligação de comboio por baixo de água a Lisboa” 1.
A proposta não foi contemplada no plano, mas o presidente do conselho de administração do Fundo que detém grande parte dos terrenos afirma que “o projecto não fecha portas e está, inclusive, aberto a uma ligação do metro entre a Margem Sul e Lisboa”.
Segundo o autor de projectos como o Millennium Dome, em Londres, ou o Centro Georges Pompidou, em Paris, a maior dificuldade que encontrou na realização deste projecto, que visa recuperar os 120 hectares dos antigos estaleiros navais de Cacilhas e Margueira, foi a nível de transportes públicos. E foi neste âmbito que surgiu a proposta da ligação subaquática entre Almada e Lisboa.
Para o vencedor do Pritzer 2007, este projecto terá ainda mais impacto do que o Millennium Dome ou o Centro Georges Pompidou, porque “mexe mais com a vida das pessoas”, embora não acredite sequer que seja um projecto polémico, pois “hoje em dia há maior receptividade a este tipo de arquitectura”.
Para já, a presidente da autarquia Almadense acredita que a conferência internacional Waterfront 2 será um óptimo local para “sensibilizar os investidores nacionais e internacionais desejados” e afiança que “dentro de alguns meses começar-se-ão a desenvolver os projectos de execução”, faltando apenas “uma concertação final com a CCDR-LVT”.

Sem comentários: