12/10/2007

Um Conservatório ‘desafinado’

“Inaugurado em 1881 e situado no antigo Convento dos Caetanos, no Bairro Alto, o Salão Nobre do Conservatório Nacional, da autoria do arquitecto Eugénio Cotrim, precisa urgentemente de obras de recuperação.
Além do magnífico tecto pintado por José Malhoa, o salão dispõe de uma acústica de excelência, a qual tem permitido preferência a gravação de discos e grandes elogios de vários artistas internacionais: Karl Leister (clarinetista solista da Orquestra Filarmónica de Berlim), Anthony Pey (solista inglês de grande nomeada), e de cantores como Peter Schreier, Sarah Walker e Mara Zampieri.
Desde a década de quarenta que não se efectuaram obras de manutenção, originando a degradação desta emblemática sala oitocentista. Paredes e tectos esburacados, um balcão lateral suportado por varões de ferro por estar em risco de ruir, um número considerável de cadeiras totalmente destruídas, cortinas rasgadas, camarins em precárias condições, alcatifas gastas e fios eléctricos visíveis, são alguns dos registos que denunciam uma intervenção de preservação urgente.
Em 2005 foi publicado um concurso público (DR - 3ª Série nº 239 de 15/12/2005 – Recuperação do Salão Nobre, galeria, palco, sub-palco, salas de apoio e cobertura-1ª fase - empreitada 135/05), o qual foi cancelado sem justificação.
Tratando-se de um equipamento cultural indispensável, não só às actividades do Conservatório Nacional, mas também como pólo dinamizador do Bairro Alto e da nossa Lisboa, apela-se mais uma vez ao bom senso das Ministras da Cultura e da Educação, de não permitir o ponto do não retorno”.

Carta aberta às Ministras da Cultura e da Educação em http://patrimoniolx.tripod.com/cartaaberta.pdf
Decorre também uma petição pública em www.gopetition.com/online/14127.html
Afine pelo mesmo diapasão e subscreva-a.

Ver
http://cidadanialx.blogspot.com/2007/10/o-senso-e-cidade-l-decadncia-no.html
Artigo de Sancha Trindade também publicado como coluna de opinião no jornal Meia Hora de 2007-10-08, p. 6

Sem comentários: