05/11/2007

Bilhética sem contacto

Ter um cartão 7 Colinas só para viajar no Metropolitano de Lisboa e outro só para os transportes da rede da Carris é uma situação que tem os dias contados. Hoje, dia 5 de Novembro, é lançado o novo sistema de bilhete multimodal, que transforma o cartão 7 Colinas numa espécie de porta-moedas de transporte para utilizar na Carris e no metro.
Os actuais 7 Colinas, em que uns só servem para o metro e outros só para a Carris, passam todos a ter as mesmas funcionalidades, podendo ser utilizados nos veículos das duas empresas de transportes.
Para evitar que o 7 Colinas fique avariado e deixe de funcionar, aconselha os utentes a manuseá-lo “com tanto cuidado como se se tratasse de um cartão bancário”. Explica que o cartão 7 Colinas “é um suporte baseado na tecnologia sem contacto que possui incorporados um chip e uma antena, funcionando do mesmo modo que o cartão Lisboa Viva” 1.
O Governo aprovara em Agosto do ano passado um conjunto de Acordos de Colaboração Técnico-Financeira, para comparticipar a aquisição e montagem de equipamentos de sistemas de bilhética sem contacto e de bilhética intermodal, em veículos pesados de transportes públicos de passageiros, no valor global de 1 milhão e 700 mil euros 2 e, já em Agosto deste ano, um Protocolo com as rodoviárias para generalização da bilhética sem contacto na Área de Lisboa 3.
Apesar de todas estas medidas, a Área Metropolitana de Lisboa continua a dispor de cerca de 400 passes intermodais que muito dificultam a vida dos utentes de transportes públicos.

Sem comentários: