17/11/2007

Circum-navegação alternativa

Esteve esta semana ancorado na Doca de Santo Amaro uma impressionante silhueta de ‘nave espacial’ de cor prateada a cobrir os seus 24 metros de comprimento. Trata-se de um barco de design inédito que se prepara para dar volta ao mundo, e adoptou um perfil inovador com uma tecnologia que permite aos cascos submergirem até sete metros na água, cortando as ondas sem perder nenhuma velocidade.
Mas o aspecto mais importante desta inovadora embarcação é o facto de ser movida com combustível renovável e biodegradável, obtido comummente a partir da reacção química (transesterificação) de óleos ou gorduras, de origem animal ou vegetal.
O navegador acredita que este projecto tem a grande oportunidade de chamar a atenção para as alternativas ao petróleo, baseando-se na ideia de um mundo onde o combustível é obtido através de bases sustentáveis.
A consciência ecológica do navegador estende-se também à opção do tipo de pintura do fundo do casco, o conhecido ‘antifouling’, normalmente tóxico para o ambiente marinho, no qual utilizam “cera no lugar da tinta, o que nos obriga a uma limpeza e reaplicação do produto todos os meses”.
A ementa a bordo segue a mesma linha ecológica com alimentos orgânicos e produtos locais obtidos em cada escala.

Sem comentários: