04/11/2007

Resíduos urbanos biodegradáveis

As soluções para a deposição de resíduos não são uniformes entre os parceiros da União Europeia e, se há alguns países que elevaram nos últimos anos as taxas de recuperação através da reciclagem e da compostagem, Portugal situa-se no oposto desta realidade, com taxas abaixo dos 25% na escolha de cada um destes destinos.
Tal realidade espelha um facto que a Directiva de Aterro dos Resíduos, emanada em 1999, quer afastar, perante a ameaça do rápido esgotamento da capacidade dos aterros com resíduos domésticos: atingir níveis cada vez menores de deposição em aterros no que toca aos resíduos urbanos biodegradáveis, pois muitos deles seriam passíveis de compostagem.
A deposição de resíduos domésticos em aterro é considerada não só um desperdício, por se substituir nomeadamente à compostagem, como por também contribuir para a emissão de metano para a atmosfera, para afectação de solos a uma poluição duradoura e para a eventual poluição de águas subterrâneas.
De acordo com o relatório da Agência Europeia do Ambiente em 2003, Portugal era, entre 25 dos parceiros avaliados, o quinto nas quantidades de resíduos biodegradáveis depositados em aterro.
Só recentemente Portugal começou a fazer a recolha selectiva de resíduos domésticos orgânicos em alguns pontos muito restritos do território. Todavia, continua diariamente a encher parte dos aterros que possui com resíduos industriais banais (caso da construção e demolição) 1.
Algumas escolas vêm programando acções de formação sobre biocompostagem, com iniciativas que visam sensibilizar os alunos do 1.º ciclo para a importância da redução dos resíduos orgânicos e, sobretudo, para a necessidade de reutilizá-los, transformando-os num produto que poderá ser usado depois como fertilizante. “O que pretendemos é aproveitar aquilo que a Natureza produz, colocando os microorganismos a trabalhar para nós, de modo a transformar os resíduos orgânicos em produtos úteis para a agricultura” 2.
Instruções para se proceder à vermicompostagem estão disponíveis na Internet desde há alguns anos 3.

Sem comentários: