14/11/2007

A verdade da mentira vem sempre ao de cima

Há um mês atrás escrevia-se que “dificilmente a cidade de Lisboa vai conseguir acolher o Rock in Rio 2010” e que a organização se via obrigada “a procurar novas instalações” 1, porque o “festival de música só (tinha) mais uma edição negociada para 2008” 2.
Porém, a CML anunciou hoje ter chegado a acordo com a organização Rock in Rio Lisboa para a assinatura de um protocolo que “prevê a realização daquele evento na capital portuguesa em 2008 e 2010”, com “contrapartidas importantes e duradouras” para a cidade.
A data da assinatura só será porém fixada depois de discutido e aprovado o acordo no plenário da CML e na Assembleia Municipal. Fonte da CML indicou que, nos dois anos em questão, o festival se realizará, como até agora, no Parque da Bela Vista. Depois de 2010 um novo local será escolhido, em vista do plano de instalação, naquele Parque, do novo Instituto Português de Oncologia (IPO).
Segundo uma nota da CML à imprensa, o protocolo a celebrar com a Rock in Rio (RiR) prevê “contrapartidas interessantes e duradouras para a cidade, para além da realização do evento”. A este propósito, a fonte camarária identificou como uma das contrapartidas “a construção de uma ponte que ligará o Parque às Olaias”, um equipamento - realçou - de “grande importância para a cidade” 3.
De facto, o que acontece é que a terceira edição do Festival Rock in Rio-Lisboa, agendada para 30 e 31 de Maio e 6, 7 e 8 de Junho de 2008, vai envolver um investimento total de 25 milhões de euros, como declarou o vice-presidente da organização do evento. Dessa verba, a organização vai investir 19 milhões de euros na estratégia de comunicação da edição do próximo ano, dos quais 12,8 milhões são garantidos pelos patrocinadores do evento, onde se inclui a banca, as indústrias das comunicações, das bebidas e automóvel, que garantem um investimento de mais de 60% do investimento promocional previsto para a edição do próximo ano 4.
Mais, a notícia até não traz qualquer novidade. Há exactamente uma semana que se sabia ter um dos patrocinadores anunciado o seu apoio à realização do evento 5, por muito que na CML se afirmasse que não havia qualquer autorização para a realização do festival no Parque da Bela Vista. Afinal…
Pois é, o RiR acenou com milhões e a CML gostou do namoro. Afinal, onde havia fumo sempre havia fogo. Por isso se suspeitava que mais depressa se apanha um coxo... 6

Sem comentários: