22/12/2007

Reciclagem de equipamento eléctrico e electrónico

Uma das associações que gerem a reciclagem de equipamentos eléctricos está a colocar em cinco centros comerciais portugueses contentores para colocar torradeiras, secadores, batedeiras ou telemóveis velhos, com o objectivo de aproximar os cidadãos da reciclagem destes equipamentos.
No denominado ‘ponto electrão’ poderão ser colocados os equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida que não tenham mais de 55 centímetros, excluindo ainda microondas, lâmpadas incandescentes e tubulares. Assim, poderão ser colocados nestes contentores torradeiras, secadores, escovas de dentes eléctricas, rádios, telemóveis, varinhas mágicas ou pequenos televisores.
“Para facilitar a procura pela recolha destes equipamentos faz sentido colocar estes pontos próximo dos cidadãos”. Nesta fase, os ‘ponto electrão’ estarão disponíveis em alguns centros comerciais de Lisboa, Cascais, Porto e Gaia.
A promessa é de que, ao longo do próximo ano, irão ser intensificadas esta iniciativa em várias grandes superfícies e outras de média dimensão, com a frequência compatível com a adesão dos consumidores.
Portugal poderia ser um dos países mais avançados no que respeita aos objectivos traçados para a reciclagem de equipamentos eléctricos e electrónicos, que estabelece que até 2010 cada Estado tenha reciclado quatro quilos destes equipamentos per capita. No entanto, 80% dos portugueses ainda não sabe como encaminhar para reciclagem este tipo de materiais.

Ver Lusa doc. nº 7822039, 18/12/2007 - 12:17

Sem comentários: