16/01/2008

Bicas 'eco' a 25 euros

Trocar o automóvel pela bicicleta nas deslocações para os pólos de Braga e de Guimarães da Universidade do Minho (UM) vai estar ao alcance de alunos, professores e funcionários daquela instituição, no âmbito de um projecto pioneiro no País 1, denominado BUTE - Bicicleta de Utilização Estudantil.
O número de candidatos cresce de dia para dia e estes só apontam vantagens. “Adquiro a bicicleta gratuitamente, sem custos de manutenção e não poluo o ambiente”, reconheceu um estudante. É que a utilização e manutenção da bicicleta é gratuita e o ‘ciclista’ pode adquirir o veículo por uns simbólicos 25 euros ao fim de três anos de ‘pedalada’.
Os argumentos são de peso e fazem pensar os estudantes do Campus de Azurém, em Guimarães, que elogiam o projecto desenvolvido por uma empresa em parceria com os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM). “Estou a pensar candidatar-me, porque é uma maneira de nos deslocarmos sem gastar energia”, afirma outro estudante enquanto observa o design dos novos veículos de duas rodas. Outro ainda considera “a ideia interessante, porque facilita o transporte a quem mora perto da universidade”.
Por seu lado, o coordenador do projecto diz que aderiu sem pestanejar a esta espécie de dia sem carros todos os dias “para dar o exemplo”. Entende que “é hora de alterar um pouco a mentalidade às pessoas e contribuir para um ambiente melhor”.
Também o presidente da SASUM, adianta que, em média, quatro mil viaturas de alunos, funcionários e docentes da academia estacionam diariamente no Campus de Braga e sua envolvente. Este responsável aceitou o desafio e, durante este ano, serão distribuídas duas mil bicicletas de forma faseada.
No total, a UM tem 16 mil alunos e três mil docentes e funcionários. A empresa parceira assume os custos do projecto, que ascendem aos 600 mil euros. A compensação está na publicidade colocada nas bicicletas, equipadas com um cesto para transporte de livros ou computador. A matrícula pode ser personalizada e o utilizador só é obrigado a usar o veículo pelo menos um dia por semana dentro do campo universitário, onde houver zonas de parqueamento 2.

Sem comentários: