15/01/2008

Grupos organizados coleccionam azulejos

A Polícia Judiciária tem tentado responder ao aumento ‘alarmante’ do número de furtos de painéis, alertando que grupos de crime organizado estão a ‘delapidar’ um dos elementos mais característicos do património arquitectónico português: o azulejo. Criaram por isso uma iniciativa denominada campanha ‘SOS Azulejo’.
O crime terá disparado em 2006, ano em que, só na região de Lisboa, se registaram 30 roubos de grande dimensão. As autoridades pensam, porém, que isto será apenas “a ponta do icebergue”, pois a maior parte dos proprietários opta por não reportar o desaparecimento dos azulejos.Os principais alvos dos ladrões - que actuam de forma organizada e mantêm contactos com o mercado internacional de arte roubada - são as casas e as quintas desocupadas dos arredores da capital. A situação é também muito grave na Baixa de Lisboa, onde o intenso movimento não inibe os criminosos de limpar as paredes de edifícios do século XVIII 1.

Um exemplo há muito denunciado por “Os Verdes” na AML 2 é o da Quinta de Nossa Senhora da Paz, no Paço do Lumiar 3.
A partir do final do próximo mês, a campanha SOS Azulejo estará presente na televisão e na Internet 4, onde serão exibidas imagens dos muitos painéis históricos furtados, de forma a tentar reencontrar e identificar os que apareçam à venda nos mercados.


1. Ver Metro 2008-01-11, p. 4
2. Ver
http://pev.am-lisboa.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=67&Itemid=36
3. Ver http://cdulumiar.blogs.sapo.pt/tag/quinta+n%C2%AA+sr%C2%AA+da+paz
4. Sítio web em desenvolvimento www.sosazulejo.com

Sem comentários: