10/01/2008

Água engarrafada substitui a da torneira

Três quartos dos portugueses consomem água engarrafada, porque duvidam da qualidade da água corrente para consumo. Um fenómeno em expansão, que também se verifica noutros países. É o ambiente que sofre com esta opção. Milhares de toneladas de plástico são consumidas para produzir embalagens e muitas emissões CO2 para a atmosfera são feitas durante o transporte da água.
A conclusão é de um estudo do Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR), divulgado antes de ontem, que demonstra que o uso da água engarrafada para uso alimentar está generalizado em três quartos da população. Na mesma sondagem, 15% das pessoas afirmam comprar sempre água engarrafada; 59% reconhecem fazê-lo algumas vezes, ou seja, alternando o recurso à torneira com a garrafa. E só 25% respondem não à pergunta sobre se “costuma comprar água engarrafada?”.
Um outro estudo de 2007, da Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente, mostrou que cerca de 40% dos portugueses recorriam à água engarrafada por não confiarem na que circula nas redes públicas de abastecimento.
Os defensores do ambiente estão preocupados com esta opção e apelam ao consumo da água de rede. As vozes de protesto contra a água da garrafa surgem das organizações não governamentais e circulam na Net. Os ambientalistas deixam a dica: ferva a água ou “ponha a água da torneira no frigorífico e verá que o sabor a cloro desaparece” 1.
Mas a verdade é que são recorrentes pelo país as queixas sobre a qualidade da água canalizada. Há localidades cuja distribuição é já feita por carros de bombeiros e onde as Câmaras admitem alargar a restrição do consumo da água de rede pública às suas freguesias, após suspeitas de contaminação em barragens que são fontes públicas de abastecimento do concelho 2.

Sem comentários: