28/01/2008

Lisboa planeia implantar dez mil semáforos ecológicos

"A Câmara de Lisboa está a estudar a substituição dos cerca de dez mil semáforos da cidade por outros mais amigos do ambiente e da segurança rodoviária, numa acção que poderá representar uma poupança energética de 85 a 90 por cento. A proposta consta do recém-apresentado plano de actividades da Agência Municipal de Energia e Ambiente (Lisboa E-Nova) para 2008 e deverá ser discutida na autarquia antes de Março.
Em vez de lâmpadas incandescentes, o projecto prevê a implementação de díodos emissores de luz, os quais podem ser alimentados através de painéis que transformam a energia solar em energia eléctrica. A segurança rodoviária também sairá a ganhar, garante a administradora-delegada da Lisboa E-Nova, Lívia Tirone, uma vez que a nova iluminação reduz para metade o reflexo da luz do sol, permitindo o fim da falsa impressão de que as lâmpadas estão ligadas quando efectivamente não estão.
Por outro lado, os díodos duram mais do que as lâmpadas convencionais e podem funcionar com cerca de 80 por cento do equipamento operacional.
Embora já haja 49 semáforos do género na cidade, a substituição global das lâmpadas, cujo custo rondará os 500 mil euros, está em estudo e ainda não tem data marcada, podendo fazer-se à medida que os semáforos se avariarem."
Público, 26/01/2008, Pág. 27

Sem comentários: