09/02/2008

A Tapada das Necessidades não pode fechar!

Com o título em epígrafe, foi distribuído nas caixas de correio e em locais públicos da Freguesia dos Prazeres, um comunicado assinado pela CDU onde, após ser recordado o valor daquele “espaço verde ímpar para a Freguesia dos Prazeres e para a cidade de Lisboa” se lembra que “o seu usufruto a toda a população foi conquistado há muitos anos com a acção da população e importa mantê-lo livre e sem condicionalismos institucionais de qualquer espécie” 1.
Neste comunicado informa-se que “a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças pediu à Junta de Freguesia dos Prazeres para que lhe fossem entregues as chaves das portarias da Tapada, com o objectivo da gestão daquele espaço verde ficar dependente da Secretaria-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros”. Para a população, o seu acesso não pode ficar condicionado.
Recentemente, os vereadores do PCP e os eleitos municipais de “Os Verdes” visitaram por diversas vezes a Tapada das Necessidades 2, e ouviram as queixas da população. Na sequência, “por proposta da CDU foi aprovada por Unanimidade uma moção na Assembleia de Freguesia dos Prazeres que chama a atenção para o estado de degradação da Tapada”.
O PCP apresentou também na CML “uma proposta que dê ao Município a responsabilidade de conservação, manutenção e gestão dos espaços exteriores da Tapada das Necessidades e que permita utilização de edificações abandonadas à Junta de Freguesia dos Prazeres, para albergar actividades de interesse para a população local”. Esta proposta seria aprovada em reunião da CML por Unanimidade.
Do mesmo modo, o Grupo Municipal de “Os Verdes” promoveu, após a visita, a inclusão na Ordem de Trabalhos da Comissão Permanente de Ambiente e Qualidade e Vida da Assembleia Municipal, da situação da Tapada das Necessidades e depois, já nessa reunião, que fosse preparada uma Recomendação para ser discutida e votada na AML. O texto, finalizado pelo secretário da Comissão, acabaria por ser aprovado por Unanimidade na reunião da AML do passado dia 22 de Janeiro 3.
A terminar, o comunicado da CDU recorda a todos os munícipes que “a sua voz é também importante na defesa de um espaço único (...) Todos temos um papel importante a desempenhar para proteger este local! Visite a Tapada! (...) Junte a sua à nossa voz para continuarmos a ter um espaço verde de lazer de primeira qualidade que pode e deve ser usufruído por todos nós!”.

Sem comentários: