15/03/2008

As lições de Barcelona e Paris

O presidente da CML, de visita a Barcelona, afirmou ontem que está a constituir um ‘curso avançado’ das experiências da capital catalã em matérias como a rede de transportes ou mercados municipais. “Tem sido um curso intensivo. Agora temos que gerir toda a informação e ver o que se pode aproveitar, tendo em conta a realidade de Lisboa”.
O autarca de Lisboa está a dedicar particular atenção à promoção económica, ao trânsito e aos transportes, à inovação, aos projectos de reabilitação urbana, aos serviços de limpeza municipais e aos sistemas de exploração dos mercados, que classificou de “muito interessantes”. Também a rede de mercados de Barcelona cativou a sua atenção porque “tem muita qualidade e capacidade para competir no sistema geral de comércio da cidade”.
Em relação à mobilidade, destacou a “acalmia de tráfego” da capital catalã e enalteceu o facto de “não ter sido necessário introduzir novas portagens à entrada da cidade, regulando o fluxo de trânsito por via do preço do estacionamento”.
Também recentemente, o autarca esteve em Paris e comparou agora o sistema de bicicletas públicas com o de Barcelona, tendo ficado de estudar o melhor sistema a implementar em Lisboa.
De facto, quando faltam ‘ideias’ ou não se conhece bem as posturas e regulamentos municipais, bem como os projectos e recomendações da CDU, o melhor é tirar um curso intensivo… no estrangeiro.

Ver Lusa doc. nº 8111960, 14/03/2008 - 16:53

Sem comentários: