24/03/2008

Ecolojovem assinala Dia Mundial da Água

No dia de hoje, Dia Mundial da Água, é importante alertar para os problemas e dificuldades que boa parte da Humanidade sofre pela escassez deste precioso bem.
À escassez de Água está relacionado o subdesenvolvimento, a fome e a pobreza. Estes problemas vão afectar cada vez mais pessoas num futuro não muito longínquo, não apenas devido às alterações climáticas mas pelos modelos de desenvolvimento adoptados pelos países e respectivos Governos.
O Estado viu na Água um negócio infalível, pois sendo um bem imprescindível e fundamental à vida, tem sempre procura.
Não se pode considerar a Água como uma mercadoria. A Água é um bem público e não pode ser gerida numa lógica mercantilista. Esta visão acarreta perigos: perigos ambientais, sociais e de saúde pública.
Em Portugal enfrentamos graves problemas relacionados com o acesso à Água. Temos milhares de pessoas que não têm garantia de acesso a Água com qualidade, temos vários recursos hídricos que estão em má qualidade, perdendo-se vida selvagem e biodiversidade, negando a qualidade de vida e o direito ao desenvolvimento das populações ribeirinhas.
Portugal continua a tomar decisões erradas de construção em solos inadequados, há uma deficiente monitorização da Água para consumo humano, há grandes níveis de perdas de Água, somos um país que não trata adequadamente uma grande percentagem das águas residuais.
A Água é um bem escasso e a sua escassez é uma triste e grave realidade com tendência para aumentar.
É mais do que um recurso natural, é um Direito da Humanidade.
Tem de se encarar a Água como um direito fundamental, gerida de forma ambientalmente sustentável, garantindo o seu uso de forma eficiente e racional, mas que seja também sustentável a nível social.
Perante as ameaças e as preocupações relacionadas com a Água, temos de exigir que a Água seja um recurso estável, de qualidade e público e, para além disso adoptar bons hábitos no seu consumo doméstico:
- Não deixar a água a correr ao lavar a loiça
- Não deixar a água a correr ao lavar os dentes
- Utilizar electrodomésticos em plena carga
- Tomar duche em vez de banho de imersão
- Não despejar óleo no lava-loiça ou na sanita, dada a dificuldade em depurar essa gordura das águas residuais
- Regar as plantas de manhã ou ao entardecer pois poupa-se cerca de 30% da água que se evapora comparativamente com a rega efectuada ao meio-dia
A acção do Homem tem posto em perigo o elemento mais imprescindível para a sua sobrevivência - a Água – comprometendo a segurança e o futuro de toda a população do planeta.
Nós, jovens ecologistas, alertamos para este problema a nível mundial, que nos afecta a todos, apelando a que se proceda a uma correcta gestão da Água.

A Ecolojovem - “Os Verdes”
22 Março 2008


Sem comentários: