24/03/2008

Ecolojovem assinala o Dia Mundial da Floresta e da Árvore

Neste Dia Mundial da Floresta e da Árvore a Ecolojovem – “Os Verdes” alerta para a importância e necessidade de preservar as áreas florestais.
As florestas são um espaço de riqueza, de património natural e ambiental. Constituem uma fonte de vida, de biodiversidade e de suporte de ecossistemas. Ajudam na absorção do dióxido de carbono ajudando a diminuir a poluição, na protecção e recuperação de solos, regularização do meio hídrico, na protecção de sistemas costeiros e ribeirinhos, e tornam possível a manutenção da biodiversidade.
Como causas da desflorestação temos as seguintes situações:
- A violência e a extensão dos incêndios florestais nestes últimos anos têm destruído centenas de hectares de floresta, por determinadas situações climatéricas e por acções negligentes e criminosas.
- O abate desregrado e desenfreado para construção e urbanização, muitas vezes sem projecto de impacte ambiental adequado, e para sobre-exploração de matérias-primas provenientes de certas espécies.
O declínio florestal diminui a biodiversidade, pondo algumas espécies em perigo e levando ao desaparecimento de outras. A perda de biodiversidade é um dano irreparável.
As áreas desflorestadas rapidamente se tornam áridas, impedindo o restabelecimento de espécies nativas, dando lugar a vegetação de baixo porte ou de espécies de crescimento rápido.
A perda de massa florestal acaba por reduzir a capacidade de absorção de CO2 , aumentando o efeito de estufa e o aquecimento global.

A Ecolojovem – “Os Verdes” exige:
- a eficácia nas medidas de prevenção e combate dos fogos florestais;
- a promoção de campanhas de sensibilização sobre os fogos florestais;
- a reacção atempada ao estado de calamidade, accionando o Plano Nacional de Emergência em tempo útil;
- um investimento intenso no estudo das áreas de maior risco e garantir acesso a densas áreas florestais;
- a implementação de uma efectiva política de ordenamento e gestão florestal.


A Ecolojovem – “Os Verdes”
21 de Março de 2008

Sem comentários: