09/03/2008

Projecto Eco-Casa Água

Há dez ‘ecofamílias’ seleccionadas para participarem num projecto-piloto de poupança de água que a empresa ‘Águas do Algarve’ e a organização ambientalista Quercus iniciaram este ano.
O plano tem como base a aplicação de um equipamento de telemetria nos contadores de água das famílias que participam no projecto baptizado de ‘EcoCasa-Água’, a fim dos técnicos apurarem os consumos de água e, mais tarde - em meados de 2008 - instalarem redutores de caudal para diminuir a quantidade de água que jorra na torneira por minuto.
Assim, cada vez que captam água da torneira para cozinhar, lavam embalagens para reciclar, se toma duche ou se dá banho ao cão, os membros das famílias têm de apontar numa grelha quando é que utilizaram água. A medida passa então por se anotar os maiores consumos domésticos, sensibilizando as pessoas, e depois de identificá-los criar um manual de boas práticas para optimizar os gastos de água em casa. Para tal é necessária uma espécie de 'Trabalho para Casa' (TPC) diário, anotando na grelha a lápis ou a caneta quando se acciona uma máquina de lavar roupa, quando se toma banho ou quando se tem de lavar uma alface. A água fria que corre antes de tomarem duche é colocada em garrafões de cinco litros e utilizada para lavar os dentes, por exemplo.
O objectivo da ‘Eco Casa-Água’ é saber onde é que as famílias podem poupar nas lides domésticas e reduzir os consumos.

Sem comentários: