05/05/2008

Gasóleo profissional para táxis

A Federação Portuguesa do Táxi (FPT) manifestou a sua profunda preocupação pela discriminação que se perspectiva que venham a ser alvo, ainda por cima numa conjuntura que está a liquidar a actividade, a propósito do preço do gasóleo, que não pára de subir, encarecendo sobremaneira os custos das transportadoras, incluindo dos táxis.
Os custos para os utilizadores já são tão elevados, que fazer reflectir permanentemente a subida do gasóleo no tarifário pago pelo utente, levará à constante menor procura desta forma de transporte e à liquidação parcial e progressiva deste sector.
A questão é que o Governo, em Março deste ano, veio tornar público que criará um gasóleo profissional mais barato para os transportes rodoviários pesados de passageiros, tendo em conta justamente, a permanente escalada do preço do gasóleo.
Ora, se esta medida deverá ser implementada durante todo o 2º semestre de 2008, seria de elementar bom senso perceber que os táxis também se confrontam com o mesmo problema, também transportam passageiros, e que por isso não é compreensível que fiquem de fora desta medida.
Isso mesmo foi reconhecido numa audiência que a FPT teve na Secretaria de Estado dos Transportes, tendo-lhes sido afirmado que, de facto, o sector dos táxis também estava incluído no problema, mas que talvez apenas em 2009 poderiam vir a beneficiar de um gasóleo profissional mais barato. Ou seja, reconheceu-se que a pretensão dos taxistas é justa, mas não se apontou uma solução idêntica à das transportadoras de pesados de passageiros.
Por isso, na sequência de uma audição do Grupo Parlamentar de “Os Verdes” a representantes da FPT, a deputada Heloísa Apolónia pediu na AR esclarecimentos ao Governo sobre a possibilidade de os táxis poderem também vir a beneficiar do gasóleo profissional, indagando se o Ministério vai ou não incluir os táxis no regime especial, de acesso a gasóleo profissional mais barato, assim que ela for implementada, que segundo o que foi tornado público é para Julho de 2008, à semelhança dos transportes rodoviários pesados de passageiros.

Sem comentários: