14/05/2008

Novos dados preocupam cientistas

Segundo o Painel Intergovernamental das Nações Unidas (IPCC), que estuda as alterações climáticas, é preocupante este novo dado publicado pelo National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), onde refere que os níveis de CO2 atingiram um novo recorde absoluto na atmosfera, de 378 ppm sendo o valor mais alto dos últimos 650 mil anos.

Desde 2000 que os valores deste gás com efeito de estufa têm vindo a aumentar para 2,1 ppm, enquanto que a sua taxa anual de crescimento esteve estabilizada em 1,5 ppm entre 1970 e 2000. Torna-se assim "inequívoco" o aquecimento global do planeta, também já anunciado pelo IPCC no seu relatório no ano passado.

Com estas novas referências, os cientistas questionam-se actualmente, se a Terra não estará a ressentir-se das excessivas libertações de gases para a atmosfera, abrandando a sua capacidade natural de absorver essas quantidades industriais de CO2. Poderá então haver uma sobrevalorização da capacidade de absorção da biosfera (oceanos e florestas) calculada pelos modelos, o que implica que as taxas de emissões de gases em negociações actuais pelos diversos países, poderão estar desfasadas e não serem suficientes para se travar o aquecimento médio global ainda durante este século.

Ver

http://dn.sapo.pt/2008/05/14/ciencia/nivel_co2_atmosfera_atinge_valores_r.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas não estamos nós a caminhar para uma "era glaciar"? Poderá este aquecimento global não previsível pela Natureza, ajudar o Homem na sua adaptação a longo prazo? Ou a inadaptação a curto prazo é que irá prevalecer?

Obrigada por mais uma notícia de interesse global,
Inês Cruz