08/06/2008

Lixo para os jardins

A campanha “Separar é o que está a dar!” pretende provar que lixo e relva nem sempre querem dizer sujidade. Por isso, os jardins de Lisboa vão encher-se de lixo até dia 29. Muito papel, plástico e vidro a ocupar os locais mais verdes da cidade. Se, à primeira vista, a ideia parece desagradável, o objectivo é, no entanto, melhorar o ambiente.
A Sociedade Ponto Verde (SPV) vai montar tendas de reciclagem para a campanha “Separar é o que está a dar!”, onde serão feitos diversos jogos e actividades para ensinar a separar o lixo doméstico e sensibilizar a população para questões ambientais. Para os mais novos haverá bowling, pirâmides de embalagens para derrubar, bem como a possibilidade de construir alguns ecopontos domésticos, utilizando cartão reutilizável.
“Com esta acção pretende-se promover e dinamizar, através de uma tournée ecológica pelos jardins e parques da Grande Lisboa, a prática da reciclagem junto de crianças, jovens e adultos, ao mesmo tempo que se promove a realização de actividades físicas”, sublinha o Director-Geral da SPV, acrescentando que foi seleccionado “um conjunto de espaços verdes que por si só representam locais de concentração das famílias aos fins-de-semana e que, através da brincadeira, podem contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de preservação do ambiente”.
As actividades ocorrem todos os sábados e domingos até dia 29 deste mês, das 11h às 19h. O acesso é gratuito e conta com uma equipa de monitores pronta a prestar o apoio necessário ao público de todas as idades 1.
As tendas de reciclagem vão estar montadas em oito jardins de Lisboa, incluindo, no dia 14 de Junho, a Alameda Roentgen, em Carnide, e no dia 28 de Junho, o Parque das Conchas, no Lumiar 2.

Sem comentários: