07/07/2008

BUTEs em carteira

O projecto BUTE - Bicicleta de Uso Estudantil - quer fazer bem ao ambiente, à saúde e à carteira. As BUTE não se pagam, são atribuídas em concurso 1 e uma bicicleta, quanto muito, só necessita de ser atestada de ar nos pneus.
A força deste projecto reside muito na (eco)amizade que pretende estabelecer com o ambiente, e se o programa propriamente dito se restringe a universitários (estudantes, professores, etc.), da ideia intui-se ainda a subliminar mensagem: ‘porque não temos a coragem de mudar de hábitos’?
A questão fere-nos no ‘conforto’ que o automóvel oferece, mas, se formos sinceros, teremos de reconhecer que nos atinge a consciência, porque nos fala em saúde, quer a física, quer a das nossas carteiras.
E eis aqui outro trunfo das BUTE: o programa pegou de estaca na Universidade do Minho (Braga e Guimarães) e vai estender-se ao Porto, a Aveiro e a Lisboa, sendo o custo zero o elemento atractivo da ideia.
Em Janeiro, o programa foi lançado na Universidade do Minho e entrou assim, a pedalar devagarinho, mas com aceitação que não deixou margem para dúvidas: 400 bicicletas foram distribuídas por um quadro de candidatos - alunos, docentes e colaboradores universitários - que superava a oferta. Alista de espera actual é de mais de 700 inscritos 2.
Bastou o meio estudantil, potenciador de hábitos e modas, para confirmar o êxito da ideia e expandir a dimensão do projecto. De tal modo que a Universidade do Minho recebeu cerca de 50 estações de parqueamento dedicado, durante o arranque do projecto
Logicamente… ecológicas, diz-se que os componentes destas bicicletas respeitam o meio ambiente por algumas peças resultarem do aproveitamento de materiais reciclados 3.
Esperamos agora para ver quais as próximas vontades políticas autárquicas que o adoptam, e como e quando será implementado noutras cidades do país.

1. Ver contrato-tipo
http://www.dicas.sas.uminho.pt/uploads/contrato%20BUTE.pdf
2. Ver http://bute.com.pt/index.php
3. Ver Mundo à Sexta, 2008-07-04, p. 6

Sem comentários: