14/08/2008

Substituição de lâmpadas

O Governo vai distribuir a partir de Setembro vales às famílias com menores consumos de electricidade e com potências contratadas mais baixas para trocarem por lâmpadas energeticamente mais eficientes, na EDP ou em cadeias de supermercados.
A medida faz parte do Plano Nacional de Eficiência Energética aprovado em Abril deste ano, que é composto por 12 medidas que abrangem vários sectores desde o residencial, aos serviços, transportes, indústria e o próprio Estado.
O objectivo do Governo é poupar 10% no consumo até 2015. A distribuição de vales vai permitir substituir 4,5 milhões de lâmpadas incandescentes, podendo esperar-se uma poupança de cerca de 30 por cento na factura de energia das famílias, ou seja, 70 euros por ano.
A Associação de Defesa do Consumidor (DECO) considera muito positiva a iniciativa do Governo de distribuir vales às famílias mais carenciadas para que troquem lâmpadas incandescentes por lâmpadas que economizam energia. A própria DECO tem em curso desde Maio e até Novembro uma campanha informativa que visa sensibilizar os consumidores para a poupança de electricidade através da alteração de comportamentos.
A campanha, financiada no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), é desenvolvida por “Brigadas do Carbono”. Estas brigadas são constituídas por três jovens licenciados, maioritariamente em engenharia do Ambiente, que desenvolvem um conjunto de acções de proximidade com os cidadãos para os sensibilizar para a poupança de energia. A sensibilização é apoiada pela distribuição de material informativo, como folhetos.
A responsável pela campanha afirma que a adesão por parte do público aos conselhos dados pelas brigadas do carbono tem sido “excelente”. Entre os conselhos estão, por exemplo, a substituição das lâmpadas e dos electrodomésticos por outros mais eficientes, utilizar as máquinas de lavar com a carga máxima e nas temperaturas mais baixas, não abrir frequentemente a porta do frigorífico, colocar o ar condicionado em temperaturas mais moderadas e desligá-lo quando se sai do escritório.

Ver Lusa doc. nº 8650554, 13/08/2008 - 16:35

Sem comentários: