01/10/2008

Carsharing’ da Carris


Dez veículos ligeiros vão integrar o serviço Mob Carsharing, da Carris, que entra em funcionamento em Outubro e visa utilizadores que não façam mais de 15 mil quilómetros por ano. Segundo a empresa, o Mob Carsharing permite uma poupança que pode chegar aos 4 mil euros/ano aos utilizadores que não ultrapassem os 15 mil quilómetros percorridos por ano.
Este serviço - cujo acesso depende da adesão ao ‘Clube Carsharing’ e ao pagamento de uma jóia - é pago em função do tempo (em horas) utilizado e dos quilómetros percorridos, permitindo, segundo a Carris, uma poupança entre 10 e 20% em comparação com o custo de táxis.
Na primeira fase o serviço disponibiliza dez viaturas, das quais duas híbridas, que vão estar estacionadas nos seguintes locais: Cais do Sodré (uma), Rua Alexandre Herculano (duas), Parque das Nações (duas), Campo de Ourique (uma), Saldanha (duas) e Campo Pequeno (duas).
O Mob Carsharing destina-se às pessoas e às empresas que estejam receptivas a uma forma inovadora e mais sustentável de mobilidade urbana, acrescentou fonte da Carris, sublinhando que para as empresas foi criado o serviço Mob Carsharing corporate, especializada na solução simples e funcional para a gestão da frota empresarial, cuja primeira empresa aderente é a Galp.
A reserva dos veículos poderá ser efectuada 24 horas por dia, através da internet 1 ou através de um número telefónico. Após a reserva, o utilizador deve dirigir-se ao parque escolhido, colocar o cartão Lisboa Viva junto ao campo de leitura de cartões e o veículo ficará desbloqueado em segundos e pronto para iniciar a viagem.
O conceito de carsharing é um conceito já utilizado em várias cidades da Europa e do mundo, havendo estudos que permitam concluir que cada veículo de carsharing permite substituir entre quatro e dez viaturas particulares 2.

1. Ver
www.mobcarsharing.pt
2. Ver Lusa doc. nº 8831516, 29/09/2008 - 17:31

Sem comentários: