29/10/2008

Colapso ecológico do Planeta

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) alertou ontem para o “colapso ecológico” do Planeta caso a pressão humana sobre os recursos naturais da Terra se mantiver nos níveis actuais. Este aviso é lançado na edição de 2008 do relatório Planeta Vivo, que é publicado de dois em dois anos desde 1998, evidenciando a diminuição da biodiversidade em todo o Planeta e o aumento da escassez de recursos naturais como a água, especialmente em alguns países.
“A grande discussão actual centra-se na sobrevalorização dos recursos financeiros. No entanto, o mundo está a entrar em ‘crash’ ecológico provocado pela subvalorização dos recursos ambientais que são a base da vida e da prosperidade”, afirmou o director-geral da WWF Internacional.
O relatório revela que mais de 75% da população mundial vive em países com “deficit ecológico”, nos quais o consumo de recursos excede a capacidade biológica de produção e de mitigação de desperdícios: “Se a procura se mantiver às taxas actuais, em 2030 precisaremos do equivalente a dois planetas para manter o nosso estilo de vida”.
A pegada ecológica, medida pela WWF, traduz a quantidade de terra e água necessárias para sustentar as gerações actuais, tendo em conta os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população. Os EUA e a China são os países com maiores pegadas ecológicas, com valores cerca de 21% superiores aos da sua biocapacidade. A UE tem também um deficit ecológico que a WWF considera “muito preocupante”.
Por seu turno, Portugal tem uma pegada ecológica média de 4,4 hectares, estando em 28 lugar numa lista de 151 países, de tal modo que “seriam necessários dois planetas para manter o padrão médio de consumo de cada português”, afirma a WWF em comunicado.
Pela primeira vez este ano, o relatório mede o impacto do consumo sobre os recursos hídricos e a vulnerabilidade de muitas áreas do planeta à escassez de água, num novo indicador a que chama “pegada da água”, na qual “em Portugal, a situação é também preocupante”, ocupando Portugal o sexto lugar entre 151 países.
“Esta situação revela que o nosso país pode vir a enfrentar problemas de escassez de água, em consequência das alterações climáticas previstas para a Bacia do Mediterrâneo, onde Portugal se insere. A mudança de hábitos no consumo (e poupança) de água será fundamental para evitar o colapso deste recurso” 1.
Também o degelo no Árctico parece já ter chegado aos níveis do Inverno. Nos últimos anos, além dos recordes de diminuição do gelo durante o Verão, há evidência de que existe também uma diminuição na espessura da camada gelada que ali se forma no Inverno. A subida da temperatura do mar pode estar na origem do fenómeno.
Depois dos recordes de diminuição do gelo oceânico no Árctico, nos últimos verões, cientistas britânicos dizem que a espessura daquela camada gelada também está a diminuir no Inverno. Uma prova mais de que o aquecimento global está a alterar a dinâmica na região 2.

1. Ver Lusa doc. nº 8944418, 28/10/2008 - 17:04
2. Ver
http://dn.sapo.pt/2008/10/28/ciencia/degelo_arctico_tambem_ocorre_inverno.html

Sem comentários: