19/10/2008

Cursos para aprender a andar de bicicleta

A CML, em colaboração com a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, promove, entre 18 de Outubro e 13 de Dezembro, cursos de condução de bicicleta em meio urbano, destinados a maiores de 14 anos 1. A formação de novos ciclistas é um dos objectivos deste primeiro curso de condução de bicicleta que foi apresentado, este sábado, contando com formadores da Federação.
O curso divide-se em três níveis e irá ensinar não só quem nunca aprendeu a andar de bicicleta, mas também a formar ciclistas em condução em meio urbano, mas que geralmente conduzem em espaços fechados, como parques ou jardins. “Compram-se muitas bicicletas, os números mostram isso, mas é uma prática geralmente em espaços fechados. Por isso, os cursos vão abranger comportamentos preventivos de segurança, incidir sobre situações do dia-a-dia para evitar acidentes”.
O trânsito é afinal o principal obstáculo à segurança dos ciclistas e não o relevo da “cidade das sete colinas”. “A maior parte da cidade é plana, sobretudo as zonas residenciais e universitárias”, sendo o objectivo um “relacionamento dos ciclistas com os transportes públicos”.
Os cursos, em que já se inscreveram 50 pessoas, têm como objectivo preparar ciclistas para os novos equipamentos de que a capital virá a ser dotada, pois “no final da Primavera do próximo ano, pela primeira vez, haverá (novas) condições para os ciclistas, com percursos e uma rede de bicicletas de uso partilhado”.
O curso de primeiro nível, para quem não sabe de todo andar de bicicleta, é o que está a ter maior procura, sobretudo por pessoas “na vida activa”, pelo que as aulas ao sábado estão a ser as mais solicitadas.
A apresentação pública teve lugar na Quinta das Conchas, e o curso irá decorrer até ao final de Dezembro, com sucessivos cursos que integrarão um máximo de 160 pessoas, que poderão igualmente ter aulas, quer durante a semana, quer ao sábado, no Parque Desportivo de São João de Brito. Até ao final de 2009 a cidade deverá dispor de cerca de 80 quilómetros de pistas cicláveis, entre equipamentos novos e pistas reactivadas e concluídas 2.

1 comentário:

RH disse...

Mais informações sobre os cursos de condução de bicicleta

http://cenasapedal.com/site/