28/11/2008

Assembleia Metropolitana quer suspender projecto Nova Alcântara

A Assembleia Metropolitana de Lisboa (AM) instou o Governo e a Administração do Porto de Lisboa (APL) a suspenderem o projecto Nova Alcântara, pelo menos até se concretizar o estudo de avaliação ambiental estratégica das obras previstas.
Entre as obras enumeradas numa moção aprovada por maioria, com os votos contra do PS, a AM refere-se à construção de nós ferroviários e alargamento da plataforma de depósito de contentores, bem como a um estudo que comprove a necessidade da sua ampliação face às alternativas existentes.
“Os terminais de contentores existentes nos portos de Portugal no final de 2006 tinham o dobro da capacidade necessária para satisfazer a procura do mercado”, lê-se no documento apresentado pelo PSD, com alterações introduzidas pela CDU.
A AM solicita ainda a presença da secretária de Estado dos Transportes, do presidente da APL e do presidente da CML, numa reunião conjunta das comissões de Desenvolvimento Económico, Planeamento, Ordenamento do Território e Ambiente e Transportes e Mobilidade, “a realizar no mais curto espaço de tempo”.
O texto ontem divulgado manifesta “acrescida preocupação” com o projecto Nova Alcântara, que inclui a ampliação do terminal de contentores. “Esta preocupação consubstancia-se no facto de estarmos perante mais um projecto contrário à nossa vontade de transformar a zona ribeirinha de Lisboa num espaço onde se possa circular livremente e apreciar a sua magnífica paisagem”, referem os signatários.
A moção refere que no âmbito da ampliação, reorganização e reapetrechamento do terminal de contentores de Alcântara será criada “uma muralha de cerca de 1,5 quilómetros, com 12 a 15 metros de altura entre a cidade de Lisboa e o Rio Tejo”.
A AM suporta-se na opinião do arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Teles, que alertou para o facto de a obra não estar prevista no PDM de Lisboa.

Ver Lusa doc. nº 9057826, 27/11/2008 - 18:22

Sem comentários: