11/11/2008

Semáforos temporizados

Entraram em funcionamento em várias zonas de Viseu, no final de Outubro e após uma fase de testes, semáforos que avisam condutores e peões, numa contagem ao segundo, do tempo que falta para aparecerem os sinais verde ou vermelho para que possam (ou não) atravessar a via pública.
Inovador a nível nacional, mas já utilizado em alguns países europeus, o sistema indica, com precisão, o momento em que carros e pessoas devem iniciar ou parar a marcha em zonas onde há passadeiras. O tempo de duração dos sinais oscila entre os 20 e os 60 segundos e é estabelecido em função dos fluxos nas zonas de implantação dos semáforos.
O sistema consiste na colocação nos semáforos já existentes de um engenho electrónico que monitoriza, articula e conecta as cores vermelha e verde que regulam a passagem de peões ou a circulação de automóveis.
Nos primeiros dias, nas principais ruas e avenidas da cidade, os viseenses surpreenderam-se ao ver que o atravessamento das passadeiras era já cronometrado ao segundo.
Até aqui, enquanto esperavam pelo sinal verde, os condutores aceleravam e metiam mudanças num pára arranca que consumia muito combustível. Com a contagem ao segundo, poupa-se dinheiro e reduz-se ligeiramente as poluições sonora e ambiental, sendo desta forma um sistema mais amigo do ambiente 1.
Por seu lado, a CML não agendou ainda estudar um sistema semelhante de regularização dos tempos de passagem e atravessamento das vias em Lisboa, apenas enveredando por uma poupança energética nos semáforos e na iluminação.
Esta poupança de energia deverá chegar aos semáforos da cidade, a partir do próximo ano, com o eixo central de Lisboa a poder vir a ser a primeira zona com semáforos dotados de ‘leds’ de baixo consumo, de modo a que os sinais luminosos venham a “consumir menos e ser mais visíveis para os automobilistas e para os peões” 2.
Peões que, em sucessivas sessões descentralizadas da CML, se têm queixado do breve espaço de tempo de que dispõem para procederem ao atravessamento em segurança das principais vias urbanas.

Sem comentários: