04/02/2009

Consumidores vão saber quanto poluem na factura

A partir de Março, os fornecedores de energia (electricidade, gás, petróleo) vão ser obrigados a emitir facturas detalhadas com a fonte de energia primária utilizada e o nível de emissão de gases poluentes correspondente ao consumo.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou na passada 4ª fª alterações à recomendação sobre os princípios e boas práticas associadas à rotulagem de energia eléctrica.
O objectivo é que os consumidores saibam as fontes de energia primária que estiveram na base da energia eléctrica consumida, bem como as emissões específicas de gases poluentes e resíduos radioactivos associados ao seu consumo. Da factura deverão constar também as emissões de dióxido de carbono (CO2) associadas ao consumo e os impactes ambientais associados ao fornecimento de energia eléctrica.
Os consumidores poderão, assim, fazer as escolhas de forma mais consciente, optando por determinado fornecedor com base no critério do nível poluente e das preocupações ambientais do operador, e não apenas com base no preço. A medida tem ainda como objectivo fomentar a concorrência entre os fornecedores através da diferenciação do produto em termos de impacto ambiental.
As informações terão de ser disponibilizadas aos consumidores na factura, na página de Internet do comercializador, na página de Internet da ERSE, em folhetos distribuídos anualmente pelos comercializadores a todos os clientes e nas propostas comerciais.

Ver
www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=7587

Sem comentários: