31/03/2009

Os poluidores do planeta

A China já ultrapassou os EUA como o maior emissor de gases poluentes do mundo, duplicando o número de emissões de carbono em apenas uma década. Também a Índia subiu na escala dos poluidores, estando agora no quarto lugar.
Estes são números que preocupam as Nações Unidas, União Europeia e o resto da comunidade internacional.
É por isso que representantes destas organizações e dos países se reúnem desde ontem, e até 8 de Abril, em Bona, para começar já a delinear a convenção de Copenhaga onde se vai discutir o acordo que irá substituir o Protocolo de Quioto. O documento vai incidir sobre as emissões de gases que provocam o efeito de estufa - que têm aumentado devido às fábricas, transportes e desflorestação - responsáveis pelo aquecimento da atmosfera.
De entre as maiores preocupações que os líderes mundiais levam para esta cimeira, estão o crescimento da população e o desenvolvimento da China e da Índia. Os chineses já emitiram, em 2006, 6.018 milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera. Apesar de terem lançado um plano para controlar as emissões de gases e estimularem a consciência pública, a China ainda não definiu um alvo para reduzir a poluição.

Quanto à Índia, continua a aumentar as suas emissões. Pior: tem uma população de 1,15 mil milhões de pessoas que, aumenta a cada dia, e o Governo ainda pretende aumentar mais as emissões para ajudar ao desenvolvimento económico. Nos EUA, recorde-se que Bush rejeitou aderir ao protocolo de Quioto, esperando-se que Obama mude a política ambiental e reduza as emissões para os níveis de 1990, até 2020.
Portugal ainda não faz parte dos maiores poluidores, mas, em 2006, o nosso país enviou para a atmosfera 61,71 mil milhões de toneladas de CO2 e, cedo ou tarde, acabará por comprar ‘cotas de poluição’ no mercado internacional, o que será lamentável.

Ver http://dn.sapo.pt/Inicio/Interior.aspx?content_id=1184839

Sem comentários: